
Nesta quarta-feira, dia 02, o vereador Dr. Ronaldo Onishi esteve presente na EMEF Ayrton Senna no Jardim Oliveiras na ação em que a escola promoveu em prol ao Dia Mundial do Autismo.
Uma faixa azul de dezessete metros foi colocada em sua fachada, vários funcionários e alunos estavam vestidos de azul e os alunos ganharam um lápis com um pequeno coração azul colado em uma das pontas.
Segundo a Coordenadora Pedagógica, Márcia Nogueira, “é muito importante as crianças conhecerem o autismo, pois assim, elas adquirem o respeito pelo colega que apresenta o problema.”
O vereador ficou muito sensibilizado com o gesto da escola e se sentiu agraciado com a atenção e o carinho com o qual foi recebido pela direção na pessoa da Rosangela Aparecida dos Santos Bastos, a vice Cassia Regina Tomas e a coordenadora pedagógica Márcia Nogueira. O edil percorreu algumas salas de aula onde foi recebido calorosamente pelos alunos.
Para o edil “foi um prazer imenso estar com estas crianças e todo o corpo diretivo da escola, professores e funcionários para prestigiar esta maravilhosa ação em prol do autista”.
A EMEF Ayrton Senna foi a única escola em Taboão da Serra que participou do Dia Mundial do Autismo promovendo uma ação de conscientização.
A cidade de Taboão da Serra tem a lei 2195/14 que instituiu a Semana da Pessoa Autista, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi. O objetivo da lei é informar, orientar as pessoas sobre esta doença e os cuidados que ela demanda, além de ser utilizado para capacitar profissionais da área de saúde, educação e áreas afins para tratar as pessoas com autismo.
Autismo
De acordo com a Lei Federal 12.764 de 27 de dezembro de 2012 é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada: “I – deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; II – padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos”.
Segundo a revista Autista “estimou-se em 2007 que no Brasil, país com uma população de cerca de 190 milhões de pessoas naquele ano, havia cerca de 1 milhão de casos de autista, segundo o Projeto Autista, do Instituto de Psiquiatria do Hospital da Clínicas, da Universidade de São Paulo.
Atualmente, o número mais aceito é a estimativa de que haja 2 milhões de pessoas com autismo, cerca de 1% da população. No mundo, a ONU estima que tenhamos 70 milhões e autistas.
Fonte: Assessoria do vereador