Close

Dr. Ronaldo Onishi envia requerimento à ANP para combater intoxicação por metanol

O vereador Dr. Ronaldo Onishi enviou um requerimento à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) solicitando estudos para que o metanol comercializado contenha substâncias que alterem odor ou sabor, tornando perceptível qualquer adulteração ou mistura com compostos nocivos. O documento, de autoria do parlamentar e subscrito por todos os vereadores da cidade, tem como objetivo aumentar a segurança dos consumidores e prevenir intoxicações.

“Estamos falando de uma medida importante no combate à falsificação de bebidas alcoólicas, que tem causado intoxicações e até mortes. A ideia é que seja possível perceber pelo cheiro ou pelo gosto quando o produto estiver adulterado”, afirmou Dr. Ronaldo Onishi, destacando a iniciativa para a proteção da população.

O requerimento chega em um momento crítico para São Paulo, em Taboão da Serra e municípios vizinhos já há casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, que já resultaram em internações e alertas à população. A situação tem gerado preocupação entre moradores e autoridades locais, que buscam medidas preventivas para evitar novos casos.

Dr. Ronaldo Onishi ressaltou que a implementação de mecanismos de identificação de adulterações no etanol e em produtos derivados é uma forma eficaz de reduzir os riscos à saúde e salvar vidas. Ele enfatizou que o documento enviado à ANP representa um passo importante para que órgãos reguladores e fabricantes se comprometam a adotar soluções que aumentem a segurança dos consumidores e reforcem a fiscalização sobre a qualidade das bebidas comercializadas.

O vereador concluiu afirmando que iniciativas como esta são fundamentais para proteger os munícipes e garantir que casos de intoxicação por substâncias perigosas, como o metanol, não se repitam na cidade e região.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *